Clube dos Viralatas

O Clube

Um Sonho Possível

O que fazemos

Convidamos a todos que queiram conhecer nosso trabalho de perto, que visitem o abrigo. O sonho foi idealizado por Cida Lellis, fundadora do Clube dos Vira-Latas e, graças a vocês, a cada dia se torna realidade. Tudo foi construído com doações, muito sacrifício, amor, trabalho, vontade e sobretudo, honestidade.

A grande maioria dos animais que chega ao abrigo foi atropelada, vitimada por maus tratos e abandonada. O objetivo é resgatá-los das ruas, tratá-los e conseguir um lar responsável, para que possam ter uma vida digna e feliz.

Nossa luta incansável em prol dos animais excluídos e mal tratados sempre será nosso objetivo principal. Contudo, sonhamos com o dia em que um abrigo como o “Clube dos Vira-Latas” não precisará existir, pois quando isso acontecer, todos terão um lar! Sonhar não custa nada, enquanto isso não acontece, seguimos com nosso trabalho.

Sempre haverá outra chance, outra amizade e outra vida. Ter um coração mole em um mundo cruel não é fraqueza, é coragem! É justamente a coragem que nos impulsiona. A maioria das pessoas nunca entrará em um abrigo de animais. A maioria dos animais nunca sairá de lá. Ajude-nos a mudar esta realidade!

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por apenas um momento, troque de lugar com ele. A vida dele será tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, e acredite que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa proteção, pois em determinados pontos eles são nós e nós somos eles”.

dogs_clube3_650px

Estrutura

Canis

“Nossos canis são cobertos, possuem espaço suficiente para os cães e são limpos diariamente. Em cada um deles existe uma área para circulação, lazer e banhos de sol. Árvores da mata atlântica estão sendo plantadas gradativamente no entorno dos canis.”

Centro Hospitalar

“O Clube dos Vira-Latas possui veterinário e cirurgião. Temos ainda um centro hospitalar completo, equipado com anestesia inalatória e condições para as mais complexas cirurgias, incluindo ortopédicas. Realizamos inúmeras cirurgias todos os anos, devolvendo qualidade de vida aos cães e permitindo-lhes viver melhor.”

“Possuimos ainda 12 leitos que funcionam como UTI, onde os cães em recuperação são observados e medicados conforme a necessidade, incluindo finais de semana e feriados. Carinho e atenção nunca faltam.”

A fundadora

Cida-Lellis

O nome e a história de Cida Lellis, estão entrelaçados com a história da ONG Clube dos Vira-Latas, que hoje é a maior ONG de cuidado animal do Brasil. Para começarmos a apresentar o Clube dos Vira-Latas temos que, antes de mais nada, discorrer sobre quem foi Maria Aparecida das Graças Lellis. Cida Lellis, como era mais conhecida, foi a fundadora, idealizadora e mentora do Clube dos Vira-Latas. Caçula de cinco irmãos, Cida Lellis nasceu em São João da Boa Vista (SP) em 29 de março de 1948. Destacada pelos amigos por seu nível intelectual e cultural elevado e pela brilhante carreira profissional na área de comércio exterior junto a um banco de São Paulo, chegou a ser transferida e residir por alguns anos em Nova York.

Quando a merecida aposentadoria chegou, passou a cuidar dos pais, de quem herdou o amor incondicional aos animais. Era solteira e não teve filhos biológicos, mas tinha os animais que cuidava como “filhos do coração”. Dedicou grande parte da sua vida a causa animal. Era uma guerreira e lutava pelos seus ideais. Tornou-se vegetariana, não suportaria se alimentar dos animais que tanto amava e protegia. Foi figura ímpar, verdadeiro símbolo da causa. Jamais mediu esforços para socorrer um animal e, em certas ocasiões, passou por privações para que seus protegidos fossem atendidos com dignidade. Estabeleceu-se no município de Ribeirão Pires, que graças a sua incansável luta pela garantia dos direitos dos animais, fez da cidade referência no Grande ABC, posteriormente no Estado de São Paulo e atualmente em âmbito nacional.

Em 2001 idealizou e fundou a ONG Clube dos Vira-Latas. Dedicou os últimos anos de sua vida à entidade, que além de ceder seu tempo e energia, doou todas as suas economias, que foram amealhadas ao longo de anos de muito trabalho. A sede do Clube dos Vira-Latas funciona em uma chácara doada por Cida Lellis, em Ribeirão Pires, onde atualmente abriga mais de 500 animais. Foi ainda uma das criadoras do “Projeto Leva Eu”, projeto que propiciava a adoção dos animais do Clube dos Vira-Latas.

Além da criação do Clube dos Vira-Latas, com o apoio de outros protetores, destacou-se por várias lutas que resultaram em conquistas na defesa dos animais. Uma delas foi a lei municipal que tornou Ribeirão Pires um dos primeiros municípios do Brasil a proibir a utilização de animais em espetáculos circenses. Cida fez parte ainda da luta pela criação de delegacias especiais de proteção animal no Estado de São Paulo, foi uma de suas últimas mobilizações no setor.

Maria Aparecida das Graças Lellis, ou “Cida do Clube”, como carinhosamente era conhecida pela maioria dos munícipes de Ribeirão Pires, faleceu em 30 de dezembro de 2010, aos 62 anos, no Hospital Mário Covas, em Santo André/SP, por volta das 10:30 horas, vitimada por uma rara doença chamada Síndrome de “Good Pasture“, após uma vida dedicada a proteger, cuidar e amar os animais.

Ela deixou uma lacuna enorme, é insubstituível, mas deixa um precioso legado àqueles que a conheceram. A saudade da perda é irreparável, porém o que continua movendo o Clube dos Vira-Latas é o legado deixado por Cida Lellis. A dedicação de uma vida inteira, a bondade dispensada aos nossos irmãos (animais) e, sobretudo, a pessoa que foi e representou, jamais será esquecida. Todos aqueles que com ela compartilharam o amor pelos animais, estarão honrando-a, dando continuidade ao trabalho por ela iniciado.

O Clube dos Vira-Latas é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que mantém em seu abrigo mais de 500 animais, que são cuidados e alimentados diariamente, bem como promove assistência médica e de subsistência, sobrevivendo exclusivamente de doações.

A grande maioria dos animais que chega ao abrigo foi atropelada, vitimada por maus tratos e abandonada. O objetivo é resgata-los das ruas, trata-los e conseguir um lar responsável, para que possam ter uma vida digna e feliz. O Clube dos Vira-Latas tem 21 anos de existência e, neste período, já contabilizou mais de 15.000 adoções.

Abrigo

Nossa luta incansável em prol dos animais excluídos e mal tratados sempre será nosso objetivo principal. Contudo, sonhamos com o dia em que um abrigo como o “Clube dos Vira-Latas” não precisará existir, pois quando isso acontecer, todos terão um lar! Sonhar não custa nada, enquanto isso não acontece, seguimos com nosso trabalho.

Hoje, o Clube dos Vira-Latas realiza, dentro de suas limitações:

  • Resgate e tratamento de animais
    necessitados e sem dono
  • Campanhas de castração
  • Campanhas de conscientização, inclusive para Delegados de Polícia
  • Cirurgias, incluindo ortopédicas
  • Fisioterapia, acupuntura
    e recuperação de traumas ortopédicos e
    musculares
  • Acompanhamento pós-operatório
  • Maternidade
  • Acompanhamento clínico
  • Vacinação
  • Abrigo para cães sem lar